Cursor13 NG

Caminhões
Movido 100% a GNC, GNL ou biogás
Combustão estequiométrica para garantir o melhor consumo de combustível da categoria e níveis de ruído inferiores aos motores diesel
O motor a gás natural mais potente do mercado
Economia nos custos de combustível de até 40% em comparação com os motores diesel

As imagens mostradas são apenas para fins ilustrativos
Arraste para girar

Description

A FPT está expandindo a sua família de motores Cursor Natural Gas (NG), com um novo Euro VI Step C de 13 litros, compatível com gás natural comprimido / liquefeito ou biogás.

Além dos atuais C8 de 7,8 litros e C9 de 8,7 litros para distribuição regional-interregional, agora a FPT está introduzindo um novo NG de 13 litros que gera uma potência máxima de 338 kW / 460 Hp e torque máximo de 2000 Nm, para caminhões de longa distância

O novo C13 NG é a melhor alternativa, de baixo impacto climático, para operações de longa distância uma vez que foi desenvolvido para atender às altas demandas de desempenho e baixos custos operacionais, sem comprometer a durabilidade.

O gás natural é o combustível mais ecológico para motores de combustão interna, capaz de trazer vantagens ambientais significativas:

• melhora a qualidade do ar local quase eliminando os poluentes atmosféricos,

• atenua o aquecimento global reduzindo significativamente as emissões de CO2

• e baixando consideravelmente o ruído do motor​.

​​

343 – 343
kW
Euro VI C

Aproveitando a tecnologia de ponta e mais de 20 anos de experiência no setor de motores movidos a gás natural, o C13 NG gera uma potência de até 460 hp @ 1900 rpm e torque de até 2000 Nm @ 1100 rpm; gerando até 35% mais de potência e 25% a mais de torque do que seus atuais concorrentes 100% a gás natural.

O novo motor a gás natural, como todos os outros motores NG da FPT, usa combustão estequiométrica para gerar sua potência.

A combustão estequiométrica foi a tecnologia escolhida pela empresa, desde 1995, provando ser a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Step C.

Na verdade, a combustão estequiométrica permite que o C13 NG cumpra os padrões Euro VI Step C com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente mais baixo em relação ao Diesel e pode chegar quase a zero ao se usar biogás. Além do que, o motores a GNC diminuem a poluição sonora por terem um ciclo de combustão do motor mais suave e silencioso (ciclo Otto) em relação aos motores Diesel.

Além disso, a combustão sem EGR bem como os injetores de combustível multiponto e a rampa de combustível garantem um consumo de combustível líder na categoria.

O novo motor atinge altos padrões de confiabilidade, seja no estresse mecânico que térmico, graças ao coletor de escape Ni-Resist de ferro fundido, o turbocompressor com válvula de descarga refrigerado a água e a cabeça de cilindro de Ferro-Grafite Compactado (Compacted Graphite Iron) (CGI)

E ainda, os anéis de pistões específicos e a usinagem do pistão de alumínio garantem um intervalo de 90.000 km de manutenção do óleo, oferecendo o intervalo de manutenção mais longo do mercado nos motores 100% GN.

A economia com os custos de combustível é de até 30%-40%* em comparação com Cursor 460 hp, que é um motor movido a diesel.

* dependendo do custo do combustível.

A tecnologia "lean" da FPT, evitando o uso de Diesel e Adblue, garante uma solução fácil e compacta com a possibilidade de montar um tanque de até 900 litros de combustível GNL no veículo, para uma autonomia de mais de 1500 km.

POTÊNCIA MÁXIMA (KW)
TORQUE MÁXIMO (NM)
MAX CONSUMPTION VALUE (L/h)

*As dimensões podem ser alteradas de acordo com as opções do motor
1,178 (mm*)1,027 (mm*)
610 (mm*)

Os modelos Cursor 13 NG

1 ModelosModelo
Filtrar por
Poder
Emissões
Regiões
    Legenda
    • Disposição
      L (Em linha) V (90° “V” configuração)
    • Manuseio de ar
      TCA (Turboalimentado com pós-arrefecedor) TC (Turboalimentado) NA (Aspiração natural)
    • Turbocompressor
      WG (Válvula de descarga) VGT (Turbocompressor de Geometria Variável) TST (Turbocompressor Duplo Estágio)
    • Sistema de Injeção
      M (Mecânico) ECR (Electronic Common Rail) EUI (Electronic Unit Injector) MPI (Multi Point Injection)
    • Normas emissões
      EEV (Enhanced Environmentally friendly Vehicle)
    • Sistema de Escape
      EGR (Exhaust Gas Recirculation) SCR (Redução Catalítica Seletiva)

    Compare