FPT INDUSTRIAL QUEBRA O RECORDE MUNDIAL DE VELOCIDADE DO GUINNESS COM FABIO BUZZI ATINGINDO MAIS DE 277 KM/H COM UM MOTOR DIESEL

No início de março, Lake Como foi o palco de um novo recorde mundial. O barco de corrida tipo three-point pilotado por Fabio Buzzi alcançou a incrível velocidade de 277,5 km/h e bateu o recorde que permanecia invicto desde 1992, quando Buzzi mais uma vez alcançou o recorde mundial de velocidade de lanchas de corrida a diesel com a velocidade de 252 km/h.

O recorde foi certificado pelo Guinness World Records que usou sistemas sofisticadíssimos de medição que garantiram a precisão de até milésimos de segundo. O triunfo foi tudo menos óbvio: considerando a velocidade e o formato da lancha, aliás, mesmo a menor mudança do vento poderia ter causado contratempos, comprometendo também a segurança. Assim as condições meteorológicas representaram um enorme obstáculo, que Buzzi superou com o importante apoio do motor da FPT Industrial.

O motor montado no barco de corrida é único: é um Cursor 16, desenvolvido especialmente para essa ocasião. O Cursor 16 é, na verdade, usado normalmente em aplicações agrícolas como colheitadeiras e forrageiras e agora foi transformado em motor marítimo capaz de desenvolver mais de 1.700 hp. Para isso a FPT Industrial e a FB Design trabalharam juntas e desenvolveram novos conceitos marítimos, como o coletor de escape de alumínio extrudado na mais nova geração de motores eletrônicos baseados em Common Rail, caracterizado por pistões de aço. Novas tecnologias podem ser encontradas no sistema de turbocompressão que foi testado para introduzir múltiplas soluções eletrônicas para turbocompressores de geometria variável. Além disso, o sistema de arrefecimento do motor de corrida conta com um circuito único e direto, com uma solução bem diferente para a entrada de água dentro do leme da lancha.

O motor exigiu um grande esforço das duas empresas. A FPT Industrial envolveu seu centro de teste de Turin e o centro de pesquisa e desenvolvimento de Arbon, onde a experiência obtida através de outros projetos para competições foi usada para otimizar o motor.

O recorde marca outro feito memorável para a parceria da FPT Industrial e da FB Design, que tem agora mais de 35 anos de existência. Nesse tempo, foram ganhos 32 títulos incluindo 15 campeonatos mundiais em diferentes classes e 17 troféus internacionais. Quanto às competições de velocidade, os barcos de Buzzi, motorizados pela FPT Industrial, ganharam corridas por todos os anos 80 e a corrida New York-Bermuda em 2012 enquanto o Red FPT, equipado com quatro motores N67 600, venceu a Marathon World Cup de 2010, a mais prestigiada corrida de resistência do mundo.

No vídeo acima você pode sentir todas as emoções do novo recorde mundial de lancha de corrida a diesel do Guinness.

VEJA VÍDEO