UMA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO

Ser um fornecedor de soluções multipotência significa fazer esforços, investir, pesquisar e testar diferentes tecnologias, enfrentando diferentes desafios. É isso que a FPT Industrial tem feito como parte de suas estratégias futuras e o que ela demonstrou na Bauma 2019.
Na maior feira de construção do mundo realizada em Munique, Alemanha, a participou da revelação do conceito de pá carregadeira a gás natural (GN) metano – Projeto TETRA – da CASE Construction Equipment. A primeira máquina a GN da CASE é movida por um motor de 6 cilindros a gás natural da renomada família NEF da FPT Industrial. Essa unidade de potência fornece um desempenho similar ao do diesel, mas com um acionamento mais suave e silencioso. Funcionando com GNC, ele garante 15% a menos de CO2 e 99% a menos de emissões de material particulado do que sua contraparte a diesel.

​​

A FPT Industrial tem propulsionado de maneira sustentável veículos comerciais leves para missões urbanas, caminhões de longas distâncias e ônibus intermunicipais com motores a gás natural pelos últimos 20 anos. A marca apresentou o GN ao segmento agrícola em 2013 com o protótipo de trator a metano da New Holland Agriculture.

O foco em sustentabilidade esteve também no estande da FPT na Bauma, onde ela exibiu os motores de seu portfólio Stage V consolidado, enfatizando seu compromisso de oferecer produtos de alta tecnologia e em conformidade com as normas de emissão mais recentes. Os motores Cursor 9, F34 e F36 Stage V foram todos apresentados na configuração PowerPack, uma solução de instalação fácil e inteligente que engloba todos os principais componentes pós-tratamento em um único pacote.

A marca também apresentou um conceito de arquitetura híbrida, parte de sua estratégia para diversificar as fontes de potência e aumentar o escopo de sua divisão de eletrificação. O conceito híbrido acrescenta o E-Flywheel e o E-Turbocharger, dois principais componentes que recuperam energia para ser reutilizada. Essa arquitetura pode melhorar a eficiência e o desempenho ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2 e pode ser usada em uma grande variedade de aplicações, em veículos com baixa ou alta demanda de energia, com dimensões grandes ou pequenas e, o mais importante, para os segmentos fora de estrada, de estrada e marítimo.
A visão do futuro da FPT Industrial foi representada ainda pelo Cursor X, exposto no estande da CASE Construction Equipment. O conceito de fonte de potência 4.0 tem quatro principais características: Multipotência, Modular, Multiaplicação e Consciente, refletindo o compromisso da FPT de pesquisar e desenvolver combustíveis alternativos.
Por último, a Endress, uma das parceiras da FPT Industrial no segmento de geração de energia, apoiou a marca na feira. A empresa alemã, especializada no desenvolvimento e produção de geradores de energia para mercados internacionais desde 1914, mostrou o motor N67 200 kW Stage V instalado em um grupo gerador.