.

.

FPT Industrial

A FPT INDUSTRIAL ALCANÇA A MARCA DE 10 MIL UNIDADES DO CURSOR 13 NG

10 mil vezes potência, desempenho, confiabilidade e sustentabilidade. Esses são os números referentes aos 10 mil motores Cursor 13 NG da unidade de Bourbon-Lancy, na França, que foram celebrados em 9 de março, no dia exato em que a 10.000ª unidade saiu da linha de produção.

Apresentado pela primeira vez em Turim em outubro de 2017, o Cursor 13 NG, atualmente o motor a gás natural mais potente do mercado para o segmento on-road e o único desenvolvido especialmente para o transporte de veículos pesados de longa distância, foi capaz de convencer até mesmo os mais céticos com relação aos motores movidos a gás em cerca de apenas três anos, alcançando crescente popularidade e recordes de vendas.

Naturalmente, quase todo o crédito por esse marco excepcional vai para a fábrica de Bourbon-Lancy, em Borgonha, que habilidosamente empregou a excelência tecnológica da FPT Industrial no powertrain de gás natural, o que foi confirmado por mais de 55 mil motores a metano vendidos nos últimos 25 anos, recebendo o título de “lar” dos motores Cursor.

Inaugurada em 1902, a unidade de Bourbon-Lancy começou a produzir motores Cursor em 1998 e hoje fabrica 7 modelos: C8, C9, C10, C11, C13 e C16 para aplicações on-road, off-road, power generation e marine, com um total de 77 tipos técnicos e incríveis 5.700 opções disponíveis. Com 1.300 funcionários, a unidade é a maior empregadora da região.

Agora, vamos voltar para o Cursor 13 NG e seu desempenho surpreendente. Equipado com 460 HP a 1.900 rpm. Torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm. Movido 100% a gás natural comprimido ou líquido, mas também a biometano, uma alternativa que reduz as emissões de CO2 a praticamente zero. Há também a combustão estequiométrica que permite que ele siga a regulamentação Euro VI Step C usando um simples conversor catalítico de três vias, sem EGR, sem SCR e sem DPF. Se isso não for o suficiente, o motor também é extremamente silencioso, com um nível de emissão sonora de apenas 71 dB.

Os funcionários da fábrica de Bourbon-Lancy são, inquestionavelmente, os criadores dessa obra-prima de tecnologia e sustentabilidade, além de deterem o recorde de produção dele. Essa equipe de super especialistas incrivelmente integrada e eficiente também pode contar com a ajuda de uma nova equipe de colegas de trabalho verdadeiramente especiais. Conhecidos como Sherpa, eles são os novos robôs móveis, inteligentes e colaborativos que trabalham na unidade.

Fabricados pela Sherpa Mobile Robotics, eles são responsáveis, assim como os "colegas" nepaleses de mesmo nome, por assumir as tarefas de transporte mais pesadas da fábrica, aliviando de maneira significativa a carga de trabalho dos funcionários, melhorando os fluxos de produção e aumentando a flexibilidade de toda a linha de produção, já que são capazes de operar livremente em todas as estações.

Os modelos SHERPA-B em funcionamento na unidade de Bourbon-Lancy fazem o transporte de contêineres, mas também podem atuar como uma plataforma temporária para algumas operações de montagem.
Extremamente ágeis devido às dimensões reduzidas e capazes de transportar até 200 kg (440 lbs), eles chegam à velocidade de 7 km/h (4,35 mph). A principal tarefa dos robôs é reabastecer as diversas soluções de trabalho com total segurança, eliminando os riscos advindos do manejo manual de componentes pesados e aumentando o nível de concentração de cada funcionário.

Alcançar 10 mil unidades do Cursor 13 é um marco incrível,” afirmou o gerente da unidade, Luc Bernardini, “mas é também a confirmação da excelência da nossa equipe e da evidente superioridade dos nossos produtos. Produtos que estão ajudando milhares de clientes a fazerem uma transição energética segura, eficiente e produtiva.