COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS

O gás natural é o combustível mais ecologicamente amigável para os motores de combustão interna. Ele melhora a qualidade do ar eliminando quase totalmente poluentes potencialmente danosos, diminui o aquecimento global reduzindo significantemente a emissão de dióxido de carbono e também proporciona menores ruídos no motor. Esses benefícios ecológicos vem com um TCO competitivo, graças a confiabilidade comprovada e economia de combustível da nossa tecnologia estequiométrica.

Nossos motores a gás natural são baseados no diesel e são capazes de oferecer a mesma saída de torque e, consequentemente, o mesmo desempenho que os motores diesel.

A FPT Industrial oferece, atualmente, a linha de motores a gás natural mais ampla do mercado, disponibilizando soluções de 136 a 400 cv para o equipamento, veículos leves, médios e pesados.

Os motores F1, NEF e Cursor podem ser alimentados por gás natural em sua forma comprimida (CNG), liquefeita (LNG) ou renovável (biometano). O biometano é o melhor combustível fóssil em geração de gases efeito estufa (GHG) com emissões de CO2 até 100% inferiores às do diesel.

► DESEMPENHO
Todos os modelos a gás natural adotam o turbocompressor com válvula wastegate, garantindo uma resposta transiente imediata. A injeção sequencial multiponto garante uma combustão muito estável. O novo Cursor 9 CNG/LNG é o primeiro motor de combustível alternativo criado especificamente para o transporte internacional de mercadorias, oferecendo uma potência 18% superior à concorrência direta, uma densidade de potência recorde e a melhor relação peso/potência de sua classe.


► EFICIÊNCIA
A economia nos custos de combustível chega aos 30% em comparação com os motores diesel, graças ao fato de, quer o CNG, quer o LNG, serem significativamente menos dispendiosos do que o diesel na maioria dos países europeus. A adaptação a uma grande variedade de qualidade de gás também maximiza a flexibilidade do motor.


► CONFIABILIDADE E MANUTENÇÃO
A FPT Industrial conta com mais de 20 anos de experiência na tecnologia de gás natural e foi a primeira a adotar a tecnologia estequiométrica, que agora é de série no setor. A alta confiabilidade e facilidade de manutenção contribuem para os reduzidos custos de manutenção, juntamente com os melhores intervalos de mudança de óleo, de até 75.000 km de sua classe.


► PÓS-TRATAMENTO DE EMISSÕES
Para cumprir as normas Euro VI, nossos motores a gás natural não necessitam de EGR, SCR ou DPF, antes se apoiando em um simples catalisador de 3 vias: um conversor localizado na extremidade do tubo de escape, baseado em uma estrutura integrada com catalisadores de platina, paládio e ródio. Este sistema de pós-tratamento compacto e econômico contribui para tornar o custo total de operação do gás natural muito competitivo.