NOVO MOTOR V20

É o motor mais compacto de sua categoria com arquitetura V8 (8 cilindros) que pode chegar até 910 CV graças ao novo sistema de injeção Common Rail. Possui a melhor relação peso-potência e produtividade ideal devido ao alto desempenho e ATS sem regeneração.

 

Estamos falando do V20, o motor mais potente da linha da FPT Industrial apresentado mundialmente, pela primeira vez, na Conexpo 2017 de Las Vegas. Trata-se de um motor de 20 litros com arquitetura V8, ou seja, 8 cilindros em V com um ângulo de 90 graus e capaz de atingir uma potência máxima de 910cv (670kW) a 1.800 rpm e torque máximo de 4100Nm (3024 lbf.ft) a 1.500 rpm. O V20 está equipado com o testado sistema de injeção Common Rail, atingindo uma pressão de injeção de 2200 bar associado a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) – os mesmos adotados pela FPT Industrial para a família de motores Cursor - que permitem alto desempenho e baixo consumo de fluidos (Lubrificante e Combustível). Ao mesmo tempo, o design simples em V juntamente com o turbocompressor Wastegate de simples estágio e materiais de alta resistência garantem a alta confiabilidade do sistema.

 

O V20 foi desenvolvido para satisfazer as exigências de diferentes tipos de uso. É adequado para Geradores de Energia, para o setor de construção e agrícola e para os segmentos ferroviário e militar.

 

O V20 é o melhor de sua categoria pela relação peso-potência (13% mais do que a média dos motores concorrentes de 12 cilindros) e atinge alto desempenho permitindo, simultaneamente, manter a estabilidade do veículo e reduzir a carga nos eixos. Além disso, o V20 é o motor mais compacto de sua classe, limitando ao mínimo o impacto nas dimensões do veículo e na capacidade de carga. O novo 20 litros da FPT Industrial garante o melhor desempenho em termos de eficiência: na verdade, permite economizar até 2% mais combustível do que a média dos motores de 12 cilindros graças ao menor atrito e menor cilindrada. Além disso, o design dos coletores cruzado do sistema de escape permite a otimização da dinâmica de fluidos do turbo para obter máxima eficiência.

 

Desenvolvido para garantir máxima produtividade, o V20 possui um layout que facilita as operações de manutenção: os filtros de óleo, de combustível e filtros blow-by estão todos posicionados na parte dianteira do motor permitindo, assim, fácil acesso a partir do capô do motor. Para poderem se adaptar ao layout de diferentes tipos de usos, todos os filtros podem ser instalados em uma posição remota. Ao mesmo tempo, os cabeçotes individuais foram projetados e fabricados em ferro fundido nodular (SiMo) de alta resistência, permitindo atingir mais de 220 bar de PCP, simplificando as operações de manutenção.

 

O V20 adota a tecnologia HI-eSCR da FPT Industrial, comprovada ao longo de 25 anos de experiência e soluções exclusivas e patenteadas. Este sistema de pós-tratamento, que não requer manutenção e não executa o processo de regeneração, permite maximizar tempos de atividade do veículo e reduzir custos de gerenciamento. O novo layout do turbocompressor com junção de escape das turbinas permite, ainda, simplificar o sistema de tubulação do ATS e melhorar seu desempenho.